quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"O Dia das Bruxas (Halloween ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de Lingua Inglesa.
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gáliae as ilhas  da Grã Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às actuais abóboras ou da famosa frase " Gostosuras ou travessuras" , exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com  bruxas. Era um festival do Calendário celta da Irlanda, o Fetsivald e Samhain, celebrado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro e marcava o fim do verão."

"A origem do Halloween é cristã, com uma visão muito norte-americana. É verdade que os celtas da Irlanda e Bretanha celebravam um festival no dia 31 de outubro, assim como faziam quase todos os meses, no último dia de cada mês. No entanto, o Halloween cai no último dia de outubro porque é a véspera da festa católica de Todos os Santos.
Esta festa, em homenagem a todos os santos do céu, costumava ser celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III, no ano 741, transferiu-a para 1º de novembro, dia em que se dedicou a Capela de Todos os Santos em São Pedro (Roma). No século seguinte, o Papa Gregório IV quis que a festa de Todos os Santos fosse celebrada em todo o mundo cristão".


Bolachas de Banana, Especiarias e Chocolate

« Halloween »

A receita original encontra-se aqui


Ingredientes:
125 gr de manteiga á temperatura ambiente
200 gr de açúcar mascavado
1 Ovo
2 Bananas
Sumo de limão
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
550 gr de farinha
1 Pitada de sal
1 Colher de chá de canela em pó Suldouro
1 Colher de chá de noz-moscada Suldouro
1 Colher de chá de Gengibre moído Suldouro

15 gr de chocolate branco

Modo de preparação:
Pré aqueça o forno a 180º.
Descasque as bananas e amasse-as com um garfo. Junte umas gotinhas de sumo de limão e o bicarbonato de sódio. O bicarbonato reage com o ácido das bananas, fazendo com que as bolachinhas cresçam. Reserve.

No copo da Bimby, coloque a manteiga e o açúcar e programe 2 minutos / velocidade 4. Adicione o ovo e programe 1 minuto / velocidade 4.
Adicione as bananas e programe 30 segundos / velocidade 5.
Misture a farinha com as especiarias e peneire-as sobre a massa. Envolva programando 30 segundos / velocidade 6.
Adicione o chocolate partido miudinho e envolva 10 segundos / velocidade 4.

Retire a massa para a bancada enfarinhada, tenda com o rolo e corte as bolachinhas com os cortadores.

Vai ao forno num tabuleiro com papel vegetal cerca de 11 a 13 minutos. Deixe arrefecer sobre a grade.



(Na receita original a massa levava menos farinha, devendo colocar-se porções de massa sobre o tabuleiro. Como pretendia uma massa que desse para cortar com os cortadores do Hallowen, acrescentei mais farinha. Ficaram muito crocantes e saborosas…..).

1 comentário: