quarta-feira, 8 de maio de 2013




Bolo do “Bi”

Quando eu era pequenita, ia para casa de uns vizinhos velhotes (o Bi e a Bábá). Eu adorava ir lá para casa brincar, pois era muito divertido e adorava o bolo do Bi, tinha um gostinho muito especial e ao fim de uns dias ainda era mais saboroso.
A Bábá fazia o bolo e colocava-o na sala, às escuras e ai ficava pelo menos 2 dias. Era um desespero, pois todos os dias perguntava “Já posso comer uma fatia?”.
Quando cresci, foi minha preocupação aprender a fazer o bolo que eu tanto adorava, a Bábá com a sua paciência deliciava-se a ensinar-me. Hoje publicar esta receita tão velhinha é uma homenagem que faço aos meus desparecidos amigos “ Bi e Bábá”.


Ingredientes:
0,5 Kg de açúcar mascavado escuro
0,5 l de leite
250 gr de farinha
60 gr de azeite fino
1 Colher se sopa de manteiga
1 Colher se sopa de canela
1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
5 ovos
Raspa de 1 limão
Desmoldante Crefino

Preparação:
Pré aqueça o forno a 180º. Polvorize uma forma de 24 cm com o desmoldante. Reserve.
Coloca-se no copo da Bimby, a borboleta e deite os ovos e o açúcar e bate-se muito bem, 6 Min /37º/ Vel. 3 ½.
De seguida junte-lhe a canela, o limão, a manteiga derretida e o azeite. Bata novamente 2 Min /  Vel 3.
Retire a borboleta e junte o leite e volte a bater 1 Min / Vel 3.
Deite a farinha e o bicarbonato e mexe-se 15 Seg/ Vel 3.
Deite na forma e vai ao forno durante aproximadamente 35 minutos.

Este bolo deve ser feito 1 ou 2 dias antes da altura de servir.




Sem comentários:

Enviar um comentário